GE 2-B+B-2
GE 2-B+B-2 | |
|---|---|
| Descrição | |
| Propulsão | Elétrica |
| Fabricante | GE-ALCO ( |
| Modelo | GE 2-B+B-2[1] |
| Ano de fabricação | 1921 |
| Locomotivas fabricadas | 4 |
Classificação AAR | 2-B+B-2 |
| Tipo de serviço | Passageiro[2] |
| Características | |
Bitola | 1,600 m |
| Diâmetro das rodas | 1067 mm |
| Diâmetro das rodas guias | 917 mm |
| Comprimento | 16.764 mm |
| Peso da locomotiva | 107.000 kg |
| Tipo de combustível | Eletricidade |
| Método de eletrificação | Corrente Continua |
| Tensão | 3000 V |
| Tipo de captação de energia | Pantógrafo |
| Performance | |
| Potência disponível para tração | 1450 HP |
| Operação | |
| Ferrovias Originais | CPEF |
| Ferrovias que operou | Fepasa |
| Numeração SIGO | 6301 a 6304 |
| Apelidos | Quadradinha |
| Local de operação | São Paulo |
| Data de entrega | 1921 |
| Ano da entrada em serviço | 1922 |
| Ano da saída do serviço | c. 1974 |
| Ano de desmanche | 1977/1983 |
| Unidades preservadas | 6301 (desde 1979) |
As locomotivas Elétrica GE 2-B+B-2 foram compradas pela Companhia Paulista em 1921 destinadas a tração de trens de passageiros. Fizeram parte do primeiro grupo de locomotivas adquiridas pela Paulista no seu programa de eletrificação.
Foram fabricadas pela GE, com a construção mecânica a cargo da ALCO.
Na Fepasa |
Com incorporação da Companhia Paulista pela Fepasa em 1971, todo o seu parque de tração foi repassado para a nova companhia. As locomotivas foram renumeradas 6301-6304 e operaram pela década de 1970. A falta de peças e o projeto obsoleto obrigaram sua aposentadoria.
| Numeração (FEPASA) | Entrada em serviço | Destino | Observações |
|---|---|---|---|
| 6301 | 1922 | Desativada e aguardando restauração no Museu da Companhia Paulista, Jundiaí | Ex 200 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 300 (2ª Numeração CPEF) |
| 6302 | 1922 | Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977 [3] | Ex 201 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 301 (2ª Numeração CPEF) |
| 6303 | 1922 | Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí,2 de abril de 1977 [3] | Ex 202 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 302 (2ª Numeração CPEF) |
| 6304 | 1922 | Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983[4] | Ex 203 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 303 (2ª Numeração CPEF) |
Referências
↑ Philip Wormald. «GE Export builders list - Phil's Loco Page» (DOC) (em inglês). 21 páginas. Consultado em 17 de março de 2019
↑ Gorni, Antonio Augusto (2009). A ELETRIFICAÇÃO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS. São Vicente-SP: [s.n.] 368 páginas
↑ ab FEPASA (12 de março de 1977). «Leilão» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais, página 94. Consultado em 16 de março de 2019
↑ FEPASA (21 de setembro de 1983). «Leilão-Concorrência pública BM-7/83» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais. Consultado em 17 de março de 2019