GE 2-B+B-2

Multi tool use
GE 2-B+B-2 ![]() | |
---|---|
![]() | |
Descrição | |
Propulsão |
Elétrica |
Fabricante |
GE-ALCO ( ![]() |
Modelo |
GE 2-B+B-2[1] |
Ano de fabricação |
1921 |
Locomotivas fabricadas |
4 |
Classificação AAR |
2-B+B-2 |
Tipo de serviço |
Passageiro[2] |
Características | |
Bitola |
1,600 m |
Diâmetro das rodas |
1067 mm |
Diâmetro das rodas guias |
917 mm |
Comprimento |
16.764 mm |
Peso da locomotiva |
107.000 kg |
Tipo de combustível |
Eletricidade |
Método de eletrificação |
Corrente Continua |
Tensão |
3000 V |
Tipo de captação de energia |
Pantógrafo |
Performance | |
Potência disponível para tração |
1450 HP |
Operação | |
Ferrovias Originais |
CPEF |
Ferrovias que operou |
Fepasa |
Numeração SIGO |
6301 a 6304 |
Apelidos |
Quadradinha |
Local de operação |
São Paulo |
Data de entrega |
1921 |
Ano da entrada em serviço |
1922 |
Ano da saída do serviço |
c. 1974 |
Ano de desmanche |
1977/1983 |
Unidades preservadas |
6301 (desde 1979) |
As locomotivas Elétrica GE 2-B+B-2 foram compradas pela Companhia Paulista em 1921 destinadas a tração de trens de passageiros. Fizeram parte do primeiro grupo de locomotivas adquiridas pela Paulista no seu programa de eletrificação.
Foram fabricadas pela GE, com a construção mecânica a cargo da ALCO.
Na Fepasa |
Com incorporação da Companhia Paulista pela Fepasa em 1971, todo o seu parque de tração foi repassado para a nova companhia. As locomotivas foram renumeradas 6301-6304 e operaram pela década de 1970. A falta de peças e o projeto obsoleto obrigaram sua aposentadoria.
Numeração (FEPASA) |
Entrada em serviço |
Destino |
Observações |
---|---|---|---|
6301 |
1922 |
Desativada e aguardando restauração no Museu da Companhia Paulista, Jundiaí |
Ex 200 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 300 (2ª Numeração CPEF) |
6302 |
1922 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977 [3] |
Ex 201 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 301 (2ª Numeração CPEF) |
6303 |
1922 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí,2 de abril de 1977 [3] |
Ex 202 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 302 (2ª Numeração CPEF) |
6304 |
1922 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983[4] |
Ex 203 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 303 (2ª Numeração CPEF) |
Referências
↑ Philip Wormald. «GE Export builders list - Phil's Loco Page» (DOC) (em inglês). 21 páginas. Consultado em 17 de março de 2019
↑ Gorni, Antonio Augusto (2009). A ELETRIFICAÇÃO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS. São Vicente-SP: [s.n.] 368 páginas
↑ ab FEPASA (12 de março de 1977). «Leilão» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais, página 94. Consultado em 16 de março de 2019
↑ FEPASA (21 de setembro de 1983). «Leilão-Concorrência pública BM-7/83» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais. Consultado em 17 de março de 2019
kKqjkd,PJ3OYFOSWRA0lbXl0