GE 1-C+C-1 (CPEF)

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GE 1-C+C-1 ![]() | |
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Locomotiva similar, construída em 1927 para a Great Northern Railway (EUA). | |
Descrição | |
Propulsão |
Elétrica |
Fabricante |
GE-ALCO ( ![]() |
Modelo |
GE 1-C+C-1[1] |
Ano de fabricação |
1928 |
Locomotivas fabricadas |
9 |
Classificação AAR |
1-C+C-1 |
Tipo de serviço |
Carga[2] |
Características | |
Bitola |
1,600 m |
Tipo de truques |
914 mm |
Diâmetro das rodas |
1138 mm |
Comprimento |
18.212 mm |
Peso da locomotiva |
133.000 kg |
Tipo de combustível |
Eletricidade |
Método de eletrificação |
Corrente Contínua |
Tensão |
3000 V |
Tipo de captação de energia |
Pantógrafo |
Tipo de pantógrafo |
Estrela |
Tração múltipla |
Até três unidades |
Performance | |
Potência total |
2500 HP |
Potência disponível para tração |
2170 HP |
Operação | |
Ferrovias Originais |
CPEF |
Ferrovias que operou |
Fepasa |
Número de locomotivas na classe |
CPEF: 420 a 428 FEPASA: 6421 a 6429 |
Apelidos |
Quadradona |
Local de operação |
São Paulo |
Ano da entrada em serviço |
1928 |
Ano da saída do serviço |
1982 |
Ano de desmanche |
1977/1983 |
Unidades preservadas |
Nenhuma, pois foram desmanteladas na época da FEPASA. |
As locomotivas Elétrica GE 1-C+C-1 foram compradas pela Companhia Paulista em 1927, entrando em operação entre 1928 e 1930, sendo destinadas a tração de trens de carga. Seu apelido era "quadradona", por seu grande porte e tamanho.
Foram fabricadas pela GE, com a construção mecânica a cargo da ALCO.
[3]
Na Fepasa |
Após a Fepasa assumir o parque de tração da antiga Companhia Paulista, as locomotivas foram renumeradas 6421-6429 e foram usadas durante toda a década de 1970 até meados de 1982.[4]
Numeração (FEPASA) |
Entrada em serviço |
Destino |
Observações |
---|---|---|---|
6421 |
1928 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977 [5] |
Ex 226 (1ª Numeração CPEF)/ Ex 420 (2ª Numeração CPEF) |
6422 |
1928 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6] |
Ex 227 (1ª Numeração CPEF)/Ex 421 (2ª Numeração CPEF) |
6423 |
1928 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977 [5] |
Ex 228 (1ª Numeração CPEF)/Ex 422 (2ª Numeração CPEF) |
6424 |
1928 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6] |
Ex 229 (1ª Numeração CPEF)/Ex 423 (2ª Numeração CPEF) |
6425 |
1928 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6] |
Ex 230 (1ª Numeração CPEF)Ex 424 (2ª Numeração CPEF) |
6426 |
1929 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6] |
Ex 420 (1ª Numeração CPEF)/Ex 425 (1ª Numeração CPEF) |
6427 |
1930 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6] |
Ex 421 (1ª Numeração CPEF)/Ex 426 (2ª Numeração CPEF) |
6428 |
1930 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 10 de outubro de 1983 [6] |
Ex 422 (1ª Numeração CPEF)/Ex 427 (2ª Numeração CPEF) |
6429 |
1930 |
Baixada e vendida como sucata em leilão realizado no Pátio Jundiaí, 2 de abril de 1977[5] |
Ex 423 (1ª Numeração CPEF)/Ex 428 (2ª Numeração CPEF) |
Referências
↑ Philip Wormald. «GE Export builders list - Phil's Loco Page» (DOC) (em inglês). 21 páginas. Consultado em 17 de março de 2019
↑ Gorni, Antonio Augusto (2009). A ELETRIFICAÇÃO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS. São Vicente-SP: [s.n.] 368 páginas
↑ Imagem no 2.bp.blogspot.com
↑ efpaulista.blogspot.com/2016/02/locomotivas-eletricas-da-companhia.html|7º capitulo: “As GE 1-C+C-1|
↑ abc FEPASA (12 de março de 1977). «Leilão» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais, página 94. Consultado em 16 de março de 2019
↑ abcdef FEPASA (21 de setembro de 1983). «Leilão-Concorrência pública BM-7/83» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Ineditoriais. Consultado em 17 de março de 2019
Referências
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