Madison Square Garden
Madison Square Garden | |
---|---|
Nomes | |
Nome | Madison Square Garden |
Apelido | MSG / The Garden |
Características | |
Local | Nova Iorque Nova Iorque Estados Unidos |
Capacidade | Basquete: 20,812 Hockey/Lacrosse: 19,200 shows/concertos: 20,000 Wrestling : 24,292 |
Construção | |
Inauguração | |
Data | 1879 e 1968 (51 anos) (reconstruído) |
Outras informações | |
Mandante | New York Knicks (NBA) New York Liberty (WNBA) New York Rangers (NHL) New York Titans (NLL) |
Madison Square Garden, chamado às vezes simplesmente de MSG ou The Garden, é um complexo de quatro arenas localizado na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.
A primeira arena de hóquei foi inaugurada em 12 de fevereiro de 1879, na Madison Square Garden. Desde então, a região da Praça Madison recebe eventos desportivos. A atual estrutura foi inaugurada em 11 de Fevereiro de 1968. Tem capacidade para mais de 20 mil torcedores em jogos de basquetebol e mais de 19 mil em jogos de hóquei no gelo.
Lugar onde por muitos anos foi palco de concertos e música clássica, incluindo a famosa e histórica exibição da comemoração dos 30 anos de carreira do cantor Michael Jackson em 2001. Hoje jogam quatro times profissionais da cidade, o New York Knicks (NBA), o New York Rangers (time de hóquei no gelo da NHL), o New York Liberty (WNBA) e o New York Titans (time de lacrosse da NLL). Madison Square Garden foi também o palco das primeira, décima e vigésima edições da WrestleMania da WWE.
Recebeu o All-star game da NBA de 1998, da WNBA de 2003 e 2006 da NHL de 1994, alguns jogos da Copa do Mundo de Hóquei no Gelo de 1996. Também recebeu confrontos de boxe históricos, com Joe Frazier contra Muhammad Ali.
Houve várias tentativas de mudar os Knicks e os Rangers - os principais usuários do ginásio - para o subúrbio da Nova Iorque e até para East Rutherford, New Jersey, todas sem sucesso.
Índice
1 Apresentações (1970 - 1980)
2 Apresentações (1980 - 2005)
3 Apresentações (2005 - 2016)
4 Ligações externas
Apresentações (1970 - 1980) |
O ex-beatle George Harrison e seu introdutor na cultura hindu e amigo, o músico indiano Ravi Shankar, organizaram, em 1971, o Concert for Bangladesh, um evento beneficente em prol das vítimas do Ciclone Bhola (considerado o mais mortal já registrado, com quase 500 mil mortos), no Bangladesh, além daquelas das atrocidades da Guerra Civil deste país. Foram duas apresentações realizadas uma à tarde e outra à noite, no dia 1 de agosto daquele ano, e contou com a participação de artistas como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr e Billy Preston. Os shows renderam US$243.418,51, e as vendas do álbum e do DVD continuam a beneficiar o fundo de George Harrison para o UNICEF. É também a Rockeira brasileira Rita Lee, que fez o show com a banda Rolling stones.
Em 1972, Elvis Presley fez quatro shows na arena. Dois deles foram gravados e estão disponíveis em CD ("Elvis Recorded at Madison Square Garden" e "An Afternoon in The Garden"). As apresentações estão entre os melhores shows de sua carreira. Foi a única vez que o Rei deu shows na cidade. Os quatro espetáculos tiveram lotação máxima, com 62 mil pessoas em cada um!
A banda Led Zeppelin em 1973 também se apresentou na arena durante três noites consecutivas onde foi gravado o seu histórico concerto denominado The Song Remains the Same! A banda conseguiu reunir 45 mil pessoas no local.
Em 1977 o Pink Floyd tocou no Madison Square Garden, na turnê do álbum Wish You Were Here, este show pode ser encontrado hoje no bootleg "Welcome to The Machine, Live Madison Square Garden.
Em 1978, é a vez da banda Jethro Tull se apresentar no Madison Square Garden, apresentando músicas como Sweet Dream, Aqualung e Songs from the Wood. Porém, as três primeiras músicas do concerto não tiveram imagens gravadas, deixando o show no formato de VHS e DVD sem as imagens inicias da apresentação, porém o show lotou o Madison.
Apresentações (1980 - 2005) |
Em 9 de novembro de 1990, a banda KISS fez o último show da turnê do álbum Hot in the Shade. Este foi o último show do baterista Eric Carr, tido como um dos melhores bateristas da década de 1980, que veio a falecer, em 24 de novembro de 1991, vítima de um tipo raríssimo de câncer no coração.
Em 1994, Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day, tocou a música She pelado e foi preso logo em seguida.
Em 1995, Mariah Carey realizou um concerto exibido pelo canal Fox para promover seu quinto álbum de estúdio Daydream, tendo sido lançado em VHS/DVD tempos depois como Fantasy: Mariah Carey at Madison Square Garden, a cantora levou ao local mais de 60 mil pessoas, foi arrecadado 34 milhões de dólares.
Em 1999, a "Rainha do Country" Shania Twain, durante sua primeira turnê mundial, se apresentou no The Garden. A performance não foi gravada em VHS nem em DVD. Os únicos registros oficiais da "Come On Over World Tour" foram gravados em Miami e Dallas (foram dois shows gravados em Dallas, o DVD "Live" e o "The Specials"), a artista levou mais de 30 mil pessoas ao local.
Em 2001, o astro pop Michael Jackson se apresentou no estádio, em show comemorativo por seus 30 anos de carreira. Vários artistas participaram do evento, tais como Mariah Carey, Britney Spears, Luther Vandross, Chris Tucker, Destiny's Child e Whitney Houston.
As WrestleManias I, X e XX foram todas realizadas no estádio.
Apresentações (2005 - 2016) |
No ano de 2006, o MSG recebeu o grupo mexicano RBD com a Tour USA composto por (Anahí, Alfonso Herrera, Maite Perroni, Christopher Uckermann, Dulce Maria e Christian Chávez) que se apresentaram diante de 48 mil pessoas, com sucessos como "Rebelde", "Trás de Mi" e "Aún Hay Algo".
Em 2007 o "The Garden" recebe o astro pop Justin Timberlake, com o seu Tour Mundial FutureSex/LoveShow, levando mais de 30 mil pessoas ao delírio. O evento foi gravado e transmitido ao vivo pela HBO, tornando-se um sucesso de vendas no mundo inteiro. Em 2007 também o rapper Eminem gravou seu DVD Live from New York City com público de 31 mil pessoas.
Ainda em 2007 a cantora Christina Aguilera foi recebida no Madison Square Garden para a turnê Back to Basics Tour com público de 35 mil pessoas.
Em 2008, é a vez de Michael Bublé actuar nos palcos do MSG, em "resumo" de todos os seus álbuns e sucessos editados e produzidos até ao momento, com cerca de 44 mil pessoas a assistir ao evento. Também em 2008 recebeu a Taking Chances Tour de Céline Dion com público de 42 mil.
Em 2009, os Jonas Brothers, durante sua turnê Burnin' Up, se apresentam para a gravação do filme Jonas Brothers: The 3D Concert Experience, cujo espetáculo recebeu mais de 18 mil pessoas, com participações especiais de Demi Lovato e Taylor Swift. O show ficou famoso em todo o mundo pela performance dos irmãos na gravação do filme. Fãs ficaram mais de três dias na fila envolta do Madison Square Garden para ver os irmãos Nick, Joe e Kevin.
Em abril de 2009, o MSG teve a apresentação da banda Blink 182, logo após o retorno da banda. Esse show foi considerado pelos fãs um dos melhores após o fim do hiato. Com cerca de 40 mil pessoas presenciando o show.
No dia 22 de Junho de 2009 a cantora Beyoncé passou com sua turnê I Am... Tour no estádio e a abertura do espetáculo com a participação de Jay-Z cantando "Crazy in Love" e "I Just Wanna Love U (Give It 2 Me)" com Beyoncé, entrou para o DVD da turnê I Am... World Tour. Ela conseguiu reunir cerca de 22 mil pessoas. Foi arrecadado 10 milhões com o espetáculo.
Também em 2009 no dia 24 de agosto, o MSG recebeu Britney Spears, com a sua turnê The Circus Starring: Britney Spears, com um público correto de 53 mil pessoas. Durante a turnê ela esgotou os três shows em 43 segundos.
Ainda em 2009 a cantora country Taylor Swift fez uma grande apresentação no MSG para sua turnê do álbum Fearless, ela conseguiu esgotar os ingressos em 1 minuto, segundo o documentário Journey to Fearless, que foi lançado em 2011 como DVD, 30 mil pessoas marcaram presença.
No dia 31 de agosto de 2010 , o estádio recebe outra apresentação ilustre, mas dessa vez do cantor Justin Bieber, para gravação de cenas de um documentário em 3D de sua turnê My World Tour. Apesar de muitos duvidarem de sua capacidade para se apresentar em uma arena tão conceituada, os ingressos para seu show na arena foram esgotados em apenas 22 minutos! O cantor, recebeu 50 mil pessoas no local e arrecadou 24 milhões de dólares.
No dia 4 de setembro de 2010, a cantora Ivete Sangalo se apresenta no estádio para gravação do seu quarto DVD, intitulado Ivete Sangalo live at Madison Square Garden. O evento recebeu cerca de 15 mil pessoas, com participações especiais de Seu Jorge, Nelly Furtado, Juanes e Diego Torres. Em 5 de setembro, o The New York Times publicou uma crítica escrita por Jon Pareles, chefe da crítica do jornal, elogiando a apresentação da cantora baiana, dizendo que havia ficado impressionado com ela. Ele fez boas referências à energia "infatigável" e o "espírito de diva" de Ivete. Entretanto, para Pareles, a baiana enfrenta duas barreiras importantes, sendo essas o ritmo e língua:[2] "Não vai ser fácil para a sra. Sangalo expandir seu território e se juntar a artistas como Beyoncé,Madonna e Lady Gaga sendo uma pop star reconhecida mundialmente. Há, inevitavelmente, a barreira da língua para as músicas em português. Com o DVD a cantora expandiu suas barreiras sendo conhecida em vários países fora do Brasil. O sucesso foi tão grande, que a cantora expandiu a turnê para o mundo. A arena multiuso mais famosa do mundo nunca havia visto um show igual, o que chamou a atenção de todo o mundo, e consagrando a artista como uma das cantoras mais completas da atualidade. Desde então, há inúmeros pedidos para que algo como visto naquele estádio aconteça novamente.
Em 8 de outubro de 2010 a banda virtual britânica Gorillaz se apresentou no Madison Square Garden durante a turnê do então mais recente álbum Plastic Beach em um show que lotou o MSG e agradou muito aos críticos e aos fãs presentes.
Em 11 de dezembro de 2010 a banda alemã Rammstein se apresentou no Madison Square Garden durante sua turnê do álbum "Liebe Ist Für Alle Da" ou simplesmente "LIFAD".O show também se caracterizou pela volta do Rammstein aos EUA depois de um período de um período de quase 7 anos.O show lotou o MSG e deixou os fãs americanos muito satisfeitos com a música e a pirotécnia apresentada em músicas como Feuer Frei! e Engel.
Em 2011, a Taylor Swift retornou ao local, mas dessa vez para a Speak Now World Tour, segundo um especial na TV no programa 60 minutos, a cantora conseguiu lotar 4 shows em alguns minutos.
Lady Gaga já passou diversas vezes pela casa. Em 2011, a cantora norte-americana Lady Gaga também realizou, segundo a própria, 5 shows no MSG. Dentre esses shows, Lady Gaga filmou o "Lady Gaga Presents the Monster Ball Tour: At Madison Square Garden" em 21 e 22 de fevereiro, em formato especial com qualidade HD para ser apresentado como show de sua "The Monster Ball Tour". Filmado na cidade que deu vida à cantora, o especial de duas horas foi especialmente produzido pela HBO e esteve no ar dia 7 de maio de 2011, um dia após última apresentação de Gaga naquela turnê. Em 21 de novembro foi lançado o DVD e Blu-ray pela Media Blasters. Com a Born This Way Ball Tour, ela esgotou os 20 mil ingressos em 7 segundos, porém não fez o show em ocorrência de sua fratura no quadril. E já em maio de 2014, Lady Gaga retornou ao MSG com sua turnê artRAVE: The Artpop Ball Tour. Este show foi o único da turnê inteira que o cantor de rap Too Short performou Jewels N' Drugs com Lady Gaga, já que a música é uma parceria dos dois. O momento mais marcante do show foi durante a performance de Aura, em que Lady Gaga em tom de brincadeira, xingou a cidade de Hollywood e mostrou o dedo do meio, já que a música menciona a cidade de Hollywood.
Também em 2011 o MSG foi palco do primeiro SMTOWN realizado em Nova York, o show contou com a participação de alguns dos maiores ídolos da música coreana como Girls'Generation, Super Junior, SHINee, BoA, TVXQ, f(x) e KangTa. O show serviu como pano de fundo para o documentário "I AM" lançado pela SM Entertainment meses depois.
Elton John, também fez história na casa, tendo mais de 43 mil pessoas presentes! Além disso, Elton John também tem a maior série de shows lotados na arena, realizados em 1988. Em 2007, o cantor comemorou seu aniversário de 60 anos na arena, lançando um DVD com o título de "Elton 60", o discurso de abertura foi feito por Bill Clinton. E recentemente em 2011, fez mais dois shows no local, totalizando 62 concertos na casa, sendo assim o artista recordista.
Linkin Park, também fez um show marcante com a sua turnê "A Thousand Suns World Tour" em 18 de fevereiro de 2011. Esse show foi patrocinado pela Coca-Cola. O show foi fortemente anunciado porque foi a terceira vez que a banda estava fazendo um show em Nova York. Antes disso, ele se apresentou no mesmo local com Jay-Z e sozinho no Webster Hall para a promoção do terceiro álbum de estúdio da banda, Minutes to Midnight. Toda a turnê da banda teve receita bruta de US $ 17.486.240. Este show fez o tour um enorme sucesso.
Amber Riley, também fez história, com apenas 21 anos levou para a arena 40 mil pessoas, além disso os ingressos se esgotaram em apenas 2 horas; hoje ela é conhecida por seu papel em Glee. Seu show foi em meados de 2006. Recentemente Amber se ausentou dos palcos para trabalhar em seu segundo disco, intitulado 2 Girls.
Justin Bieber retornara ao local para dois shows de sua segunda turnê Believe Tour que vendeu os ingressos em 30 segundos, segundo o produtor Scot "Scooter" Braun, os shows aconteceram em novembro de 2012, com um público de mais de 27 mil pessoas. E vendeu todos os ingressos de sua turnê em 10 minutos.
A banda One Direction se apresentou no local em 3 de dezembro de 2012, com seus sucessos do álbum Up All Night e Take Me Home. O cantor Ed Sheeran fez participação especial e cantou durante Little Things.
Laura Pausini, Cantora italiana mais conhecida no mundo com 75 milhões de discos vendidos no mundo, comemora seus 20 anos de carreira com sua nova turnê 20 - The Greatest Hits que passa por New York no dia 06 de Março de 2014 no Madison Square Garden, Laura Pausini apresentou suas musicas com casa cheia, capacidade máximo do local. Apesar de ter recebido cantores ilustres para seu show como Gloria Estefan, Miguel Bosé, Il Volo , Biagio Antonacci e Ivete Sangalo não se sabe se o espetáculo será registrado em DVD.
A cantora country-pop Shania Twain passou pelo MSG 4 vezes, em 30 de junho de 2015 Shania retorna ao The Garden para fazer seu espetáculo, em sua última turnê mundial, a "Rock This Country Tour", foi épico! Shania, eleita a "Rainha do Country", já esteve lá durante a "Come On Over Tour" em 1999, e duas vezes durante a "Up! World Tour" em 2003 e 2004.
Nos dias 18 e 19 de julho de 2016, o cantor Justin Bieber retorna ao Madison Square Garden com dois shows da primeira etapa da sua mais nova turnê mundial na América do norte, a Purpose World Tour, e assim como das outras vezes, com todos os ingressos esgotados.
Em 28 de Agosto de 2016 foi realizado o MTV Video Music Awards, no Madison Square Garden. É a primeira vez em 33 anos de VMA, que o MSG recebe a premiação.
No dia 10 de setembro de 2016, o cantor canadense Shawn Mendes realizou um show no Madison Square Garden, apresentando pela a primeira vez, músicas do seu novo álbum "Illuminate", que vendeu todos os ingressos em 5 minutos.
Nos dias 19, 20, 22, 23, 25 e 26 de setembro de 2016, a cantora inglesa Adele realizou shows com sua turnê Adele Live 2016, tendo os ingressos esgotados em todas as datas.
Ligações externas |
- Site oficial
- Foto por Satélite - Google Maps