Rádio FM









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Sinais de rádio modulados em AM e FM. AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequência Modulada) são dois entre os tipos possíveis de modulação (codificação). O sinal elétrico, que representa o conteúdo de um programa, oriundo de um estúdio, é "misturado" a uma onda portadora de frequência específica, e, pois, transmitido. No caso de AM, a mistura (modulação) significa alterar a amplitude da onda portadora no tempo, de acordo com o sinal original, o qual "contém a informação". No caso de FM, a frequência da portadora é alterada, em função do sinal original. Um receptor de rádio ("rádio") tem um adequado "circuito eletrônico demodulador", que extrai o conteúdo original do programa, mediante a "forma" da portadora alterada recebida e, assim, recompõe a informação original.




Transmissor FM comercial (antigo, década de 1980), com potência nominal de transmissão de 35 kW.




Transmissão de rádio FM: canais e faixas de frequência utilizados para aplicações variadas (para detalhes, ver imagem maior)


Rádio FM consiste na utilização de radiodifusão mediante modulação em frequência (FM). Inventada em 1933 pelo engenheiro estadunidense Edwin Armstrong, a radiodifusão FM em banda larga é mundialmente utilizada por fornecer som de alta fidelidade na transmissão e recepção de rádio. Transmissão FM supera, em qualidade de som, transmissão AM, sua principal concorrente, por isso é usada para a maioria das transmissões de música. Estações de rádio FM usam frequências VHF. O termo "banda de FM" refere a faixa de frequência, num determinado país, que é dedicada à transmissão FM.


A faixa de transmissão FM, utilizado para transmissão por emissoras de rádio FM difere entre as diferentes partes do mundo. Na Europa e África (Região 1 da UIT), abrange 87,5-108,0 megahertz (MHz), enquanto na América (ITU Região 2) varia entre 87,7-108,0MHz. A faixa de transmissão FM no Japão usa 76,0-90MHz. A banda OIRT na Europa Oriental é 65,8-74,0MHz, embora esses países agora usam principalmente a banda 87,5-108MHz, como no caso da Rússia. Alguns outros países já descontinuaram a banda OIRT e mudaram para a banda 87,5-108MHz.


Uma rádio em FM apresenta uma ótima qualidade sonora mas com limitado alcance, chegando em média a 100 quilômetros de raio de alcance. Em condições esporádicas de propagação, é possível sintonizar emissores a centenas de quilômetros. A potência dos sistemas de emissão pode variar entre poucos watts (rádios locais) até centenas de quilowatts, no caso de retransmissores de grande cobertura.


O FM dispõe de um sistema de envio de informação digital, o RDS (Radio Data System) que permite apresentar informações sobre a emissora sintonizada. Também, a boa qualidade de som desta gama de frequências de radiodifusão é adequada ao uso da estereofonia.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Migração AM para FM em rádio no Brasil




  • 2 Em Portugal


    • 2.1 História da rádio FM


    • 2.2 Rádio FM na atualidade




  • 3 Ver também


  • 4 Referências





História |




  • 1933 - O americano Edwin Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da Radio Corporation of America (RCA).


  • 1939 - Armstrong inicia operação da primeira FM em Alpine, Nova Jersey, nos Estados Unidos.


  • 1942 - Os primeiros emissores em frequência modulada (FM) são produzidos nos EUA, pela General Electric.


  • 1968 - Entra no ar, em Manaus, Amazonas, a Rádio Tropical FM, a primeira rádio em FM no Brasil e a segunda na América do Sul.[1]


  • 1969 - É criado o Grupo Bel e com ele a primeira rádio em FM estéreo no Brasil e na América do Sul, a Rádio Del Rey FM de Belo Horizonte, atual 98FM.

  • A FM permite uma recepção em alta-fidelidade (qualidade técnica), mas seu alcance é pequeno (quase o mesmo da TV).



Migração AM para FM em rádio no Brasil |


Com o problema de interferências em grandes centros urbanos,[2] o governo federal começou a estudar a possibilidade de migração dessas estações para os atuais canais 5 e 6 (76 a 87 MHz) de TV analógica, isso será possível até que o sinal de televisão digital for implantado em todo o território nacional e a TV analógica ser desligada até 2018, com isso as estações de rádio passarão a ocupar a faixa de frequência adjacente à das rádios FM. Ou projetos similares como o DRM rádio AM já deram certo em países como os Estados Unidos e México.[3]


Em 7 de novembro de 2013, foi assinado o decreto que permite a migração às emissoras de rádio que operam na faixa AM migrarem para a faixa FM.[4]


A Rádio Progresso de Juazeiro do Norte no Ceará, foi a primeira emissora a fazer a migração do AM para o FM no país. A solenidade que marcou a mudança de faixa ocorrer sexta-feira dia 18 de março de 2016, às 20h30, na sede da emissora, e contou com a participação do ministro das Comunicações, André Figueiredo.[5]



Em Portugal |



História da rádio FM |


A primeira emissão FM em Portugal decorreu no ano de 1954, quando o Rádio Clube Português instalou um emissor construído por técnicos da estação na sede da Philips Portuguesa, que na época se situava na Rua Joaquim António de Aguiar, em Lisboa. [6]
Em meados de 1955, a então Emissora Nacional de Radiodifusão (atual RTP) instalou os primeiros emissores de frequência modulada em Lisboa e na Serra da Lousã. [7] Refira-se que as primeiras emissões FM estéreo da Emissora Nacional ocorreram em 1968.[8]



Rádio FM na atualidade |


Portugal tem atualmente seis rádios de cobertura nacional, que cobrem todo o continente português; três são da RTP (Antena 1, Antena 2 e Antena 3); duas pertencem à r/com (Rádio Renascença e RFM) e existe a Rádio Comercial. Desde o ano de 2010 que a Renascença e a RFM também se ouvem nos arquipélagos dos Açores [9] e Madeira [10].


No caso da Antena 1 e Antena 2, estas rádios cobrem todo o país (continente, Madeira e Açores); a Antena 3 é ouvida em todo o continente e na Madeira, mas nos Açores sintoniza-se em grande parte do arquipélago, à exceção das ilhas das Flores e do Corvo. A Rádio Comercial não se ouve de todo via hertziana nos Açores ou Madeira.


Além das rádios nacionais, existem várias regionais (M80 Rádio e TSF no continente, Posto Emissor do Funchal, na Madeira). A par das rádios mencionadas, Portugal dispõe de cerca de 300 rádios locais atribuídas aos concelhos.



Ver também |



  • DX

  • Lista de rádios de Portugal

  • Modulação em frequência

  • Onda curta

  • Onda média

  • Onda tropical (radiodifusão)

  • Rádio AM



Referências




  1. "O Rádio no país das Amazonas em tempos de internet". (PDF) Intercom. Página visitada em 7 de novembro de 2014.


  2. Rádios AM vão migrar para FM para por fim em interferências e ruídos


  3. Rádios AM poderão migrar para a faixa FM, aponta estudo


  4. Emissoras de rádio AM são autorizadas a transmitir em FM


  5. Presidente da Anatel participa da migração da rádio AM começa em março de 2016


  6. A rádio em datas em Portugal


  7. História 75 anos - Rádio Pública Portuguesa


  8. A Emissora Nacional de radiodifusão (EN)


  9. RFM chega aos Açores com emissores próprios


  10. http://publico.pt/media/noticia/radio-renascenca-e-rfm-chegam-a-madeira-com-frequencias-proprias-1447974 Rádio Renascença e RFM chegam à Madeira com frequências próprias]





Ícone de esboço
Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Popular posts from this blog

A CLEAN and SIMPLE way to add appendices to Table of Contents and bookmarks

Calculate evaluation metrics using cross_val_predict sklearn

Insert data from modal to MySQL (multiple modal on website)